top of page
Marias - Hivanir Lopes e Tonhafé
Maria Antônia Ferreira
(Tonhafé)

Durmo sou neve, derreto.

Solidão...

​

Acordo sou pluma, vôo.

Libertação...

​

Ando me perco, me acho, enlaço!

Beijo enlouqueço, cruz credo! Euforia!

​

Amo, esqueço...

Mais um dia...

Abraço! Eu sou, Maria!

​

Maria Rosa, Maria Bonita, Maria Quitéria, Maria Antônia

​

Marias somente, Maria de frente...

Marias

​

Marias, encandecentes!

Marias

​

Tremo de pensar...

Tarsila, Pagú, Anita!

​

Eu sou, Maria!

​

​Letra - Tonhafé

Música - Hivanir Lopes

(Letra vencedora do "Canta Brasil")

​

(Tirado da trilogia: Delírios da mente, corpo e alma)

Maria Antônia Ferreira - Tonhafé

Resistência pura é resistir à ser gado e criar sua própria realidade. A resistência de simplesmente existir.

Natural de Minas Gerais - Araújos, Maria Antônia Ferreira é mestre em história e lecionou em escolas públicas durante toda vida, iniciando seus trabalhos artísticos após aposentadoria em 2000.

   

Em 2002 foi premiada  com o 1º lugar no segundo Salão de Artes de Ouro Preto em Minas Gerais com o trabalho intitulado Brasil... dominação e/ou resistência??? caderno em couro-eco contendo 27 páginas 0,50 x 0,50 pintado frente e verso, atualmente a obra faz parte do acervo da FUNDAC- MG.

       

A artista está em fase final da elaboração de uma resposta para esse caderno intitulada: Brasil... resistência pura! também contendo 27 páginas frente e verso, onde retrata a miscigenação e o encontro de várias culturas como forma de resistência na "Terra de Santa Cruz".

​

Além do trabalhos em couro-eco, a artista optou pelo uso de materiais e objetos também repelidos pela sociedade, em estado de resistência pura encontrados em ruas, lixos, ferro-velho em outras 3 séries de obras com temas de resistência, como a libertação das mulheres "Caminho das flores",   libertação dos mitos, símbolos e crenças "Cenas da vida" e libertação sexual "Aceitação do corpo cru".

​

Tonhafé também se dedica à poesia, contos e textos, possui  trabalhos de poesia visual em cadernos manuscritos confeccionados por ela. Ganhou o concurso Canta Brasil da Editora Litteris-RJ com a poesia visual Marias em 2007.

 

 

bottom of page